Viagem

10 ecovilas e comunidades sustentáveis pra conhecer antes de morrer

De aldeias com casas na árvore na Costa Rica a comunidades de ioga no Havaí, essa seleção reúne algumas comunidades e eco-vilas ao redor do mundo que prezam pela paz e harmonia, criatividade e sustentabilidade.

Essas comunidades estão se tornando uma tendência e tem como principal objetivo e fonte de inspiração a vida saudável, mais próxima da natureza e com forte convívio em grupo, onde um ajuda o outro em atividades rotineiras, como colher vegetais frescos direto da horta orgânica e preparar, em uma grande e compartilhada cozinha, uma refeição para as pessoas que habitam o local.

Imagine que incrível viver em uma casa feita de materiais de construção naturais, como areia, madeira, argila e palha, sem hipoteca, cercada por verde e pessoas dispostas a te ajudar no que for preciso. Bem, nessas 10 comunidades que listamos abaixo, isso é possível!

 1. Comunidade de Yoga Polestar, Big Island, Havaí

O que poderia ser mais relaxante do que uma comunidade de ioga no Havaí? Polestar oferece “um estilo de vida energizante de yoga e meditação diária, yoga cármica ou projetos de serviços e oportunidades de aventura ao ar livre”. Embora ele se apresente como uma comunidade espiritual, as pessoas de todos os credos são bem-vindas neste retiro de vida cooperativa que é o lar de residentes em tempo integral e também aberto aos visitantes e aprendizes. Desperte a cada manhã pelo som da música do templo, um santuário dedicado aos ensinamentos de Paramahansa Yogananda , onde os hóspedes desfrutam de rotinas diárias que envolvem alimentos orgânicos cultivados no local, serviço voluntário, arte e muita participação da comunidade.

polestar-indiegogo

2. Eco Truly Park, Peru

ecotrulypark

Adoráveis ​​edifícios em forma de cone com pináculo pintados ficam encostados na na costa do Pacífico, no Peru. Esta comunidade ecológica e artística foi fundada nos princípios da não-violência, vida simples e harmonia com a natureza. Tanto a arquitetura e os valores da comunidade são inspirados pelos ensinamentos e estilos de vida tradicionais indianos. Eco Truly Park tem um objetivo de ser totalmente auto- sustentável, e, atualmente, possui um grande jardim orgânico. Aberta para voluntários, a comunidade oferece oficinas de ioga, arte e filosofia védica.

3. Synchronicity Artist Comuna, Los Angeles, Califórnia

synchronicityla

Incorporando o estilo de vida descontraído de ensolarado sul da Califórnia, Synchronicity é uma comunidade viva, descolada e acolhedora, no histórico Distrito de West Adams, Los Angeles. Apesar de ser pequena – nem perto do tamanho do resto das comunidades nesta lista – Synchronicity é um grande exemplo de milhares de famílias compartilhadas e semelhantes em todo os Estados Unidos. O local tem onze moradores e se concentra principalmente em ações artísticas, oferecendo salões artísticos mensais que são abertos ao público.

4. Earthhaven Ecovillage, Asheville, Carolina do Norte

earthaven-kateplayinginthemud

Localizado nas montanhas da Carolina do Norte, Earthaven é apenas uma das muitas comunidades com foco na vida sustentável. Você vai encontrar praticamente todos os tipos de construção natural, incluindo Earthships , casas espiga,  feitas de barro cru e palha, e cabanas rústicas, com métodos de construção que eliminam materiais tóxicos, madeira cortada e hipotecas. Situado em 320 acres verdejantes a 40 minutos do sudoeste de Asheville, a comunidade  realiza frequentemente alguns workshops de construção com materiais naturais e saúda o público para aprender sobre permacultura, agricultura orgânica e outros temas sustentáveis. Eles oferecem camping e acomodações visitante e oferecem alguns acordos de trabalho.

5. Milagro Cohousing, Tucson, Arizona

milagrocohousing

A partir de doze minutos do centro de Tucson, Arizona, fica a Milagro, comunidade com 28 casas feitas de barro e que funcionam com energia solar. Resumidamente, é simplesmente uma comunidade de pessoas que querem viver uma vida verde, cercada por vizinhos com o mesmo estilo de vida. Cada morador tem acesso a 14 hectares de espaço aberto subdesenvolvido, com uma casa comum, que tem espaço para reuniões e refeições, uma biblioteca, uma sala de jogos e espaço de armazenamento. Jardins, workshops e uma piscina com aquecimento solar torna-o ainda mais atraente.

6. Comunidade Finca Bellavista Treehouse, Costa Rica

finca-bellavista-Geoff-Gillstrom

Essa é uma das comunidades mais impressionantes. A Finca Bellavista fica na Costa Rica e é uma rede de casas nas árvores rústicas, feitas à mão, na montanhosa região costeira do Pacífico Sul deste país da América Central, rodeada por uma selva que é cheia de vida. As casas feitas com neutros de carbono estão ligadas por passarelas suspensas e incluem um centro comunitário, com uma área de jantar, churrasqueira e salão. Jardins, tirolesas e trilhas deixa o ambiente com mais cara ainda de um verdadeiro paraíso tropical. Membros da comunidade em perspectiva podem projetar e construir suas próprias casas nas árvores. Além disso, alguns dos donos alugam suas casas, havendo acomodações disponíveis para visitantes.

7. Tamera Peace Research Village, Portugal

tamera-opensourceecology

Com o objetivo de ser uma comunidade totalmente auto-suficiente, a Tamera Peace Research Village fica na região do Alentejo, no sudoeste de Portugal e é o lar de 250 colegas de trabalho e alunos que estudam como os seres humanos podem viver pacificamente em comunidades sustentáveis​​, em harmonia com a natureza. Ele inclui uma fundação sem fins lucrativos que preza pela paz, um site de teste sobre “Aldeia Solar” , um projeto de permacultura com uma paisagem comestível, e um santuário para cavalos.

8. Dancing Rabbit Eco Village, Missouri

DANCINGRABBITecovillage

Outra vitrine com as verdadeiras belezas técnicas das construções naturais, o Dancing Rabbit Eco Village é uma comunidade sustentável localizada em Missouri e defende o estilo de vida de baixo impacto ambiental, dedicando-se à mudança social. Os membros da comunidade estudam a forma como eles usam a água, regra ditada pelo compromisso de viver levemente sobre a Terra. A aldeia fica em 113 hectares, incluindo seis lagoas, um pequeno riacho e 16 hectares de floresta, além de 12 hectares onde se plantou mais de 12 mil árvores como parte de um programa de restauração.

9. EcoVillage em Ithaca, New York

EcoVillage-at-Ithaca-jamie-nash-and-kelly-millin

Como é a comunidade sustentável ideal? O EcoVillage em Ithaca é um exemplo que já está prosperando na região de Finger Lakes, em Nova York. Ele inclui três bairros de co-habitação chamados Sapo, Música e Árvore, bem como uma fazenda de ajuda comunitária com vegetais orgânicos, hortas comunitárias e mais de 40 hectares de área verde protegida. Todas as casas possuem instalações energeticamente eficientes e partes compartilhadas com uma marcenaria, serralheria, galpão para bicicletas, parques infantis e recipientes de compostagem centralizados.

10. Comunidade conceitual de casas pequenas

tinyhousecommunity

Ainda não é uma realidade, mas os entusiastas de casas pequenas tem um sonho: bairros bucólicos, onde as pessoas que se comprometeram a viver em espaços muito pequenos podem se reunir e compartilhar recursos e algumas camaradagens. Comunidades de casas pequenas são difíceis de encontrar por causa de vários empecilhos das cidades e dos países, que favorecem grandes casas e utilitários convencionais. O TinyHouseCommunity.com reúne pessoas que vivem em pequenas casas – ou querem construir sua própria algum dia – para falar sobre como fazer estas aldeias acontecerem. Há duas comunidades de casas minúsculas atualmente em fase de planejamento, sendo uma em Washington e outra no Texas.

Fotos: KatePlayingInTheMud, Jamie Nash & Kelly Millin, Geoff Gillstrom, Indiegogo, OpenSourceEcology, Dancing Rabbit Ecovillage, Milagro, EcoTrulyPark, Synchronicity LA. (Via)




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!