Empreendedorismo

10 dicas para seu home office ser mais produtivo

Um problema comum de quem trabalha em home office é encontrar um jeito de se manter produtivo. Mesmo que a maioria das pessoas se sinta mais produtiva ao aderir a este modelo de trabalho, muita gente ainda se sente insegura com a ideia de trabalhar em casa. É para acabar com esse probleminha que separamos algumas dicas que prometem fazer sua produtividade melhorar muito enquanto trabalha de maneira remota:

1. Estabeleça um horário

É muito importante estabelecer um horário para trabalhar. É claro que ele pode ser flexível, mas é preciso dedicar algum tempo do dia para fazer exclusivamente o que tem que ser feito – afinal, você está em home office, não na Disney. Se você funciona melhor à noite, nada impede que esse seja o seu horário de trabalho. Mas, quando decidir que irá sair com os amigos, é bom planejar com alguma antecedência a ideia de antecipar o “expediente”.

2. Crie um ambiente

São raras as pessoas que conseguem se concentrar em qualquer lugar. A maioria de nós, reles mortais, está sujeita a todo o tipo de distrações enquanto trabalha. Por isso, tente criar um ambiente específico para desenvolver estas atividades. Se você mora com mais pessoas, procure se isolar enquanto estiver trabalhando e explique a importância disso para o desenvolvimento das suas tarefas.

home1

Foto via.

3. Entenda a diferença entre lazer e trabalho

Assim como é importante criar um ambiente livre de distrações, também é essencial evitar trabalhar enquanto faz outras coisas. Desligue a televisão, evite a todo custo aquela ideia de “ganhar tempo” tomando café da manhã e almoçando na frente do computador. Isso não faz bem para a sua saúde nem para a sua produtividade. E, por último…

4. Coloque o celular no silencioso

É mais importante do que pode parecer. Seus grupos do Whatsapp, notificações do Facebook e milhares de aplicativos estão constantemente chamando a atenção na tela do celular. Mantê-lo ligado é praticamente garantia de distrações a cada minuto. Quando precisar terminar alguma coisa com urgência, coloque o celular no silencioso e esqueça que sua vida social existe por algum tempo. Se não for possível, silenciar os grupos do Whatsapp já é um bom começo.

5. Estabeleça prazos

Quando você tem todo o tempo do mundo para uma entrega, é bem mais fácil adiar a realização. Por isso, estabeleça prazos consistentes para cada trabalho que você precisar entregar e evite a armadilha de deixar tudo para a última hora. Se você tem 3 artigos para entregar em uma semana, estabeleça prazos para cada um: o primeiro pode ser entregue na segunda, o segundo na quarta e o último na sexta-feira.

6. Liste suas tarefas

Um bloquinho ou uma agenda são companheiros perfeitos para quem trabalha em home office. Anote tudo o que você precisa fazer no papel e vá riscando item por item. Isso facilita a visualização das tarefas e dá uma dimensão rápida de quanto trabalho ainda precisa ser feito.

home2

Foto via.

7. Aproveite a flexibilidade

De vez em quando, esqueça todas essas dicas e crie as suas próprias. Experimente, brinque com sua flexibilidade, vá viajar, tire um “feriado” no meio da semana (sem esquecer de avisar os clientes antes, é claro). Esse “dia de liberdade” vai fazer você acordar mais animado – e produtivo – no dia seguinte.

8. Faça pausas

Quando está difícil de se concentrar em algo, pode ser que você simplesmente esteja trabalhando há muito tempo. Levante do computador, tome um café, vá até a rua respirar um pouco, tire uns minutinhos para meditar ou caminhar. Meia hora de descanso deve ser suficiente para que a sua criatividade volte a fluir.

9. Saia

Você trabalha todos os dias no mesmo lugar: sua casa. Em algum momento a rotina acaba cansando. Essa é a hora de visitar aquele espaço de coworking super descolado perto da sua casa. Ou, quem sabe, aproveitar o ambiente de um café para trabalhar. Quem não precisa de internet pode escolher até mesmo uma ida ao parque para terminar o que tem para fazer. A mudança de ares pode ser ótima para conhecer novas pessoas, fazer networking e simplesmente melhor a sua produtividade.

10. Desligue o computador e a mente

Acabou tudo o que tinha que fazer hoje? Então é hora de desligar o computador e esquecer o trabalho. É hora de sair da mesa de trabalho, tirar o celular do silencioso e aproveitar o restante do dia da melhor maneira possível. Você trabalha em casa, mas não precisa trabalhar 24 horas por dia, não acha?

home3

Foto via

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!