Viagem

10 castelos fantásticos pelo mundo para visitar antes de morrer

Não existe nada mais medieval atualmente do que percorrer castelos e fortes ainda existentes mundo afora. Cercados por muitas árvores, enormes jardins ou em meio às montanhas, as construções representam a magnitude máxima de um império que um dia se formou ou que permanece ainda formado.

Apesar de instantaneamente nos remeterem aos contos de fadas, os castelos nada tinham de encantador na época em que foram construídos, já que serviam como base de poder de famílias, compostos de uma arquitetura militar sem igual, tendo como estrutura a fortificação de função defensiva, contra ataques de inimigos durante a Idade Média, embora ultrapassem os séculos.

A concepção clássica dos castelos surgiu por volta do século IX, e normalmente eles demoravam um ano para ficarem prontos. A estrutura conta com pátio, muralhas, torres, fossos, pontes levadiças e inúmeros cômodos, incluindo um porão. Com o tempo, surgiram outros estilos, indo do romântico ao gótico. Hoje, são itens históricos preservados e importantes, tornando-se ponto turístico e de admiração.

Confira abaixo alguns deles:

1. Castelo de Praga

Segundo o Guinness, livro dos recordes, este é o maior castelo do mundo, ocupando uma área de 72 mil metros quadrados. Atualmente abriga a nobreza da República Tcheca em Praga, onde funciona o escritório administrativo.

prague-castleFoto: magic-prague.eu

2. Castelo Hunyad

Quem acredita em vampiros não pode perder essa visita. A construção meio barroca, meio renascentista, localizada na Romênia, abrigou ninguém mais, ninguém menos do que Vlad III, conhecido como Conde Drácula. A história baseia-se na ideia de que foi neste local em que ele cumpriu pena de sete anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoto: touristinromania

3. Castelo Neuschwanstein 

Olhando a foto, dá para notar que a Disney se inspirou nele para criar o Castelo da Cinderela. O castelo, em meio aos Alpes Bávaros, foi erguido na época romântica do século XIX e atualmente possui uma estrutura interna bem moderna, com água corrente e aquecedores por todos os andares, além de banheiros com descarga.

NeuschFoto: amazon

4. Mont Saint-Michel

Construído em 1880 na costa da Normandia, o castelo é polêmico porque muitos turistas já tiveram um fim trágico ao tentar atravessar o mar para chegar até ele. Ainda assim, cerca de quatro milhões de corajosos colocam seus pés por lá durante o ano, para contemplar de perto esta maravilha arquitetônica.

Mont-Saint-Michel-CastleFoto: thehdwall

5. Castelo Matsumoto

Com estrutura bem tradicional, o Matsumoto foi construído em local plano no Japão durante 22 anos, o que o torna conhecido mundialmente. A estrutura, chamada de “hirajiro”, teve início em 1592. O grande atrativo é a torre maior, de onde se tem uma vista imperdível para o céu.

matsumoto-castle-japan-1600x1102Foto: getintravel

6. Castelo de Löwenburg

O “Castelo do Leão” tem uma grande relevância histórica e foi construído em 1793, na fase romântica europeia, à pedido de Wilhelm IX, considerado o Walt Disney de sua era. Atualmente é um dos mais visitados da Alemanha.

Lowenburg-Castle-GermanyFoto: best-of-european-union

7. Palácio de Potala

Esta é a maior estrutura do Tibete, com 170 metros de altura, sendo que o primeiro palácio foi construído em 637 d.C, pelo imperador Songstsen Gampo. O local, acima do vale de Lhasa, só ficou pronto em 1648, após o árduo trabalho de mais de 7 mil trabalhadores e 1.500 artistas. 

Potala_palace24Foto: pt.wikipedia.org

8. Castelo de Windsor

Notável, o castelo de Windsor, em Berkshire, ainda abriga a família real britânica. Mais de 5 mil pessoas moram e trabalham dentro da estrutura que ocupa cinco hectares. Em 1992 passou por um incêndio e foi restaurado, incluindo materiais mais modernos, como compartimentação resistente ao fogo.

Windsor-CastleFoto: nexttriptourism

9. Castelo Miranda

O castelo do século XIX, também conhecido como Château de Noisy, fica em Ardennes, na Bélgica, e tem um ar bem sinistro atualmente. Construído em 1866, servia como casa de campo de uma família e está atualmente abandonado, tornando-o ainda mais curioso.

Castle_Miranda_front_sideFoto: en.wikipedia.org

10. Castelo de Segovia

Um dos mais conhecidos da Espanha, o palácio de pedra fortificado é chamado de Alcázar de Segóvia. Construído no século 12, foi inicialmente pensado para ser uma fortaleza, mas acabou se tornando palácio real, prisão do estado, colégio real de artilharia e ainda academia militar. Atualmente é monumento histórico artístico e abriga um museu que pode ser visitado.

??????????????????????????????????????????Foto: medievalarchives

Imagem do topo: geolocation.ws




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!